fbpx

Denuncie casos de assédio e perseguição nas escolas!

Desde 2019, educadores e educadoras em todo o país estão sofrendo perseguição por apresentar em salas de aula conteúdos contra-hegemônicos e críticos, que buscam reorientar a prática educativa e apresentar a educação democrática.

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o movimento “Escola sem Partido”, cujo objetivo consiste na perseguição dessas professoras e professores. Em diversas ocasiões, inclusive, esses professores são vítimas de abuso de poder, seja pela gestão das unidades escolares, da administração pública ou até de forças policiais.  

A inconstitucionalidade e ilegalidade desta perseguição se deve ao fato de que a liberdade de cátedra, o pluralismo de ideias, a valorização dos professores e a educação emancipadora são direitos garantidos a todos os alunos e profissionais da educação, não podendo ser violados por agentes que querem impor apenas uma visão de mundo.

Infelizmente, mesmo após a decisão judicial, são notórios os casos de perseguição e censura a professores, alguns até são demitidos por adeptos deste movimento antidemocrático, incluindo autoridades públicas.

Tais casos constituem verdadeiro assédio e violência contra professores, demais profissionais da educação e a educação pública, como um todo, devendo ser combatidos em todas as esferas conforme rege nossa legislação e nossa Constituição.

Por este motivo, estamos abrindo um canal de denúncias para que estas perseguições, assédios e violências sejam devidamente investigadas e as pessoas envolvidas sejam responsabilizadas, evitando-se casos futuros e garantindo todos os direitos inerentes ao pluralismo de ideias de estudantes, professores e demais profissionais.

Denuncie no formulário abaixo! Lembrando que o sigilo é garantido.

“Líderes que não agem através do diálogo, mas insistem em impor suas decisões, não organizam as pessoas – elas as manipulam. Eles não liberam, nem são liberados: eles oprimem” Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido.

Clique aqui ou arraste arquivos para esta área para fazer upload. Você pode enviar até 10 arquivos.