fbpx

Em defesa dos professores e profissionais da Educação!

Apoie o abaixo-assinado pela cassação de Eduardo Bolsonaro.

Neste domingo (09/07), o deputado federal Eduardo Bolsonaro protagonizou uma cena repugnante ao utilizar um evento armamentista como palanque para assediar, caluniar e perseguir o trabalho de educadores e educadoras.

“Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior, porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa, enxergando opressão em todo tipo de relação”, afirmou o deputado. 

Essa não é a primeira vez que a família Bolsonaro utiliza a retórica da suposta “doutrinação” para disseminar ódio contra os educadores, colocando-os como alvos e inspirando um clima de tensão e hostilidade nas escolas, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem e a saúde mental desses profissionais. A fala é ainda mais preocupante neste cenário em que vivenciamos a escalada nos casos de violência contra as unidades de ensino. 

A falácia esconde a promoção de visões e valores políticos fundamentalistas que são contrários ao pensamento crítico nas salas de aula e o debate sobre temas relevantes para a formação cidadã, como direitos humanos e combate às opressões. Essa foi, inclusive, a estratégia utilizada pela extrema-direita para defender o projeto do Escola Sem Partido, considerado inconstitucional pelo STF.

Nesse sentido, a deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP) acionaram o STF e, em conjunto com o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), acionou a PGR com uma notícia-crime para que Eduardo Bolsonaro seja responsabilizado por suas falas. Os parlamentares também ingressaram com uma ação no Conselho de Ética da Câmara Federal para que o mandato do deputado seja cassado imediatamente.

Não podemos permitir que esse tipo de discurso criminoso passe impune. Os ataques aos profissionais da Educação não serão tolerados. APOIE O ABAIXO-ASSINADO PELA CASSAÇÃO DE EDUARDO BOLSONARO.